Welcome to our first issue of the Language Exepress!
Книга о самом главном
BY ANASTASIA KOSTINA
TRÊS COISAS QUE VOCÊ VAI APRENDER SOBRE O BRASIL DURANTE SEU ANO FORA
BY JAMES LANDYMORE
Seria impossível resumir em um artigo só tudo que aprendi ao longo de seis meses morando em São Paulo. Para quem vai passar o ano fora no Brasil, essas são três coisas básicas que descobrirá:
-
O Brasileiro domina a internet
Eu nem tinha ficado no país por muito tempo até que notei o quanto os brasileiros amam as redes sociais – e segundo as estatísticas, minha observação não era errada. O Brasil é o terceiro principal usuário de Facebook, atrás somente da Índia e dos EUA. Élógico que essa grande quantidade de internautas leva benefícios e desvantagens. Por um lado, os brasileiros produzem vários memes engraçadinhos, comentando de tudo que acontece no país e no mundo inteiro. Os mais famosos já entraram nas conversas ‘reais’ – quer dizer, fora dos fóruns da internet. Por outro lado, não há limite nenhuma sobre o que o brasileiro vai fazer na internet. É só um gringo famoso falar mal do Brasil, e ele vai receber um monte de mensagens maliciosas de milhares de brasileiros revoltados. Foi isso mesmo o que aconteceu quando a cantora de rap, Azealia Banks, o Brasil no Twitter, dizendo que ‘não sabia que na favela tinha internet’. Naturalmente, tal comentário gerou polêmica, e logo depois um exército digital começou a espalhar opiniões fortemente negativas
nos vídeos da própria cantora no YouTube.
-
Tem muitas gírias
Chegando no Brasil, eu não fazia ideia do que as pessoas estavam dizendo. Acabei dando aquele sorrisinho que todo mundo usa quando não entende direto, fingindo que eu podia acompanhar a conversa. Acredito que foi por causa do amplo uso de gírias que eu falhava tanto. No Brasil, as gírias variam de cidade para cidade, e de região para região. Isso quer dizer que o português que se fala no Rio é bem diferente do que em São Paulo. Rapidamente aprendi umas gírias básicas, e inclusive comecei a usar. Por exemplo, por todo Brasil se diz ‘cara’ como uma maneira informal de referir a um homem, porém também se pode usar na hora de falar com uma amiga, mais o menos como o povo usa ‘dude’ ou ‘man’ nos EUA.
-
Tem comidas gostosas
Mesmo que não possua uma história culinária ilustre, você vai descobrir que a comida brasileira não é de menosprezar. Por ser um país que acolheu milhões de imigrantes de diferentes partes do mundo, comer no brasil é aproveitar uma variedade incrível de ingredientes e receitas. Entretanto, um aviso de saúde: não é muito saudável mesmo! Nos shoppings grandes você vai encontrar de tudo, seja sushi, churrasco, pizza, comida árabe e tal. Se for ficar em São Paulo, recomendo um hot dog recheado de purê de batata, uma delícia cremosa que nunca se esquece.
Enfim é isso, gente! O Brasil é um país maravilhoso, porém é muito difícil falar de tudo em uma lista tão simples assim. Sem dúvida, tem que ficar um tempo lá para conhecer a realidade.
SHARE THIS ARTICLE