top of page

VIAJAR SOZINHO AJUDA COM A FLUENCIA LINGUISTICA E A AUTOESTIMA

BY JESSICA BARBER

É provável que alguns de vocês viajem frequentemente e talvez tenham considerado a ideia de viajar sozinho. A possibilidade de estar em uma localização sozinha sempre me pareceu emocionante, além da liberdade de poder fazer qualquer coisa sem ter que me preocupar com ninguém. Viajar sozinho apresenta a oportunidade de ser quem quer que você seja e o da a oportunidade de encontrar-se, mas também pode parecer aterrorizante! Este verão eu passei o mês de julho em Portugal e aprendi muito, não sóa lingua portuguesa, mas também sobre mim mesma.  Decidi ir a esta aventura durante os exames em Janeiro. Eu estava preparada para o ar livre, a liberdade e sensação de autossuficiência. Já tinha passado um mês na Argentina como viajante sozinha e quis reviver esta experiência em Portugal.

 

Comecei em Porto onde explorei as atrações turísticas com meus novos amigos de Albergue. Uma primeira coisa que é importante enfatizar é que quando se viaja sozinho, é incomum estar realmente sozinho porque como pessoa você é mais acessível. Eu me senti verdadeiramente livre, e devido à falta da lingua portuguesa das pessoas que conheci, tive que esquecer de minhas preocupações e falar com todos! Algumas vezes foram mais difíceis que outras, por exemplo tive que pegar um ônibus de Porto à Campo, mas não pude entender os condutores. Perguntei para muitas pessoas e, por fim, encontrei o transporte que tinha reservado. Porém quando entrei uma senhora estava sentada no meu assento, e ela não quis mudar. Além disso, estar sozinha por muito tempo num lugar distinto pode ser assustador e pode paracer isolado, mas agora estou ciente de que momentos assim nos ajudam a se desenvolver como pessoas, e sempre passarão.

 

Apesar de ter momentos desafiadores, também acordava com a sensação de pura felicidade como quando caminhei pelo rio em Lisboa. Não posso descrever por que, mas o sol brilhava no céu, todas as pessoas pareciam felizes e me senti como se não tivesse limitações. Durante a maior parte da minha viagem, fiquei impressionada com Portugal, as novas pessoas que conheci, a comida que provei, e comigo mesma por fazê-la. Durante essa viagem desenvolvi uma confiança na língua portuguesa que não poderia ter aprendido nas aulas. Tomara que eu possa voltar no futuro para seguir praticando a lingua portuguesa!

 

Recomendo a todos que viagem sozinho, pelo menos uma vez na vida. É uma boa oportunidade para melhorar seu nível linguístico, conhecer uma variedade de pessoas do mundo todo, aprender sobre uma nova cultura e, embora seja clichê, aprender mas sobre à  si mesmo. Se não fosse uma estudante com muitas responsabilidades, eu estaria viajando sozinha nesse momento.

SHARE THIS ARTICLE
bottom of page