top of page
O MOVIMENTO CALISTÊNICO NO BRASIL

BY FELIX OGDON

Quando digo que pratico calistênia, nove em cada dez vezes sou confrontado com a pregunta: “O que é a calistênia?”

 

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Calistênia é uma “atividade em que os exercícios físicos são feitos sem pesos ou aparelhos e usam o peso do próprio corpo como resistência”.

Mas mais do que uma atividade, a calistênia é um movimento: um sistema completo de treinamento baseado na ideia de que “o nosso corpo é o primeiro instrumento com o qual temos contato!” (nas palavras de Mateus Agosto, coordenador de um grupo de calistenia em Recife, Pernambuco). Esta consciência do nosso corpo, nomeadamente a conexão entre nosso sistema muscular e nossa mente é um dos maiores benefícios de calistênia. Exercícios como a bandeira, o pino, e o muscle up requerem uma combinação de força e de coordenação. O treinamento para aperfeiçoar estes movimentos contribui para o desenvolvimento dessas duas áreas e o resultado é impressionante: um corpo forte e funcional.

 

Movimentos como os Barstarzz e Bar Brothers já ganharam uma legião de seguidores internacionais, inclusive no Brasil. Bar Brothers Rio (o maior movimento calistênico internacional), por exemplo, possui mais de 51 mil seguidores no Facebook. Esses movimentos servem como fonte de inspiração para quem treina intensamente, quer sozinho ou como parte de um dos muitos grupos calistênicos que surgiram recentemente.

 

Calistenia Recife é um desses grupos. Localizado no nordeste do Brasil, Calistenia Recife utiliza os recantos da cidade Pernambucana para facilitar seus treinamentos. Augusto, coordenador do grupo, refere que embora não haja “nem lugares, nem infraestrutura para calistenia em Recife”, o movimento tem assistido a um crescimento significante de interesse nos últimos anos.

 

Augusto explica qual é a atitude típica do movimento calistênico: a capacidade de improvisar, usando o que você tem. Calistênia tem uma abordagem minimalista no que se refere ao equipamento, por exemplo, uma banca no parque pode funcionar para uma sessão de treinamento para os abdominais, uma peça de andaime como treinamento para as costas e os braços, e por aí em diante. Esta simplicidade é a razão pela qual exercícios de calistênia estão começando a entrar em instituições diversas, desde as forças armadas para as academias comerciais e aulas de Crossfit.

 

A calistênia é um método simples, efetivo e funcional; características que atraem todos aqueles que treinam nas ruas, dia após dia.

SHARE THIS ARTICLE

bottom of page